Territórios de baixa densidade. Os desafios do desenvolvimento territorial
Territórios de baixa densidade. Os desafios do desenvolvimento territorial é uma obra coordenada por Ana Loures, Julián Mora Aliseda, Fernando Rebola e Luís Loures,
que aborda a complexidade e os desafios enfrentados por regiões com baixa densidade populacional.
Este livro destaca a importância da educação inclusiva, do envelhecimento na comunidade e do papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento local.
Com uma variedade de estudos de caso e análises profundas, oferece estratégias viáveis para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável nessas áreas.
Um recurso essencial para investigadores, profissionais da saúde e responsáveis por políticas públicas.
La obra Territórios de baixa densidade. Os desafios do desenvolvimento territorial ofrece:
-
Educação inclusiva em territórios de baixa densidade.
-
Importância das instituições de ensino superior.
-
Envelhecimento e aprendizado na comunidade.
Professor Luís Loures
Professor Coordenador Principal e atualmente Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Carlos Loures é Pai, Professor, Gestor e Investigador.
Nasceu a 10 de março de 1982 em Faro, cidade onde passados 18 anos iniciou a sua formação superior na Universidade do Algarve na área da Arquitetura Paisagista (2001-2006).
Em 2006, logo após a conclusão da licenciatura, decide aceitar o convite que lhe foi dirigido para iniciar o doutoramento na UAlg, no âmbito do qual obtém uma Bolsa de Doutoramento Mista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2007-2011), na área da Arquitetura e Urbanismo que lhe permite realizar uma parte significativa do seu trabalho de investigação nos Estados Unidos e no Canadá, respetivamente, na Michigan State University e na Universidade de Toronto.
Em 2009, inicia funções como docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre, sendo em 2014 convidado para integrar a Direção da Escola, na qualidade de subdiretor, cargo que ocupou até 2017, período ao longo do qual regressa à Universidade do Algarve para realizar a licenciatura em Agronomia. Após a conclusão da licenciatura em Agronomia, inicia um Post-Doc na área do Desenvolvimento Sustentável aplicado à Produção Agrária na Universidade da Extremadura (2016-2017).
Em 2017 assume funções com Vice-Presidente do Politécnico de Portalegre, a convite do então Presidente Albano Silva.
Em 2021 obtém a agregação em Ciências Agronómicas e Florestais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Vice-Presidente
Professor Fernando Rebola
Nasceu no concelho de Monforte, distrito de Portalegre, em 1970, casado e pai de dois filhos.
Licenciado em Ensino na variante de Matemática e Ciências da Natureza pela Escola Superior de Educação de Portalegre (atual Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre),
mestre em Ensino, na Área de Especialidade de Didática das Ciências, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Educação – Especialidade em Didática das Ciências, pelo Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa.
Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais desde 1993, onde exerceu as funções de Subdiretor entre 2014 e 2018 e depois de Diretor entre 2018 e 2021.
Exerce o cargo de Vice-Presidente do Politécnico de Portalegre desde novembro de 2021.